Episode Transcript
Diálogo Mediúnico
Que Jesus possa nos auxiliar neste exato momento. Ele também que é o Senhor da natureza, ele que carinhosamente cuidou da estrutura de todo reino vegetal do planeta, ele que ensinou milhares de espíritos evoluídos a se aproximarem com uma profundidade assombrosa do reino vegetal, possa nos inspirar, possa nos proteger, possa nos envolver com a sua energia divina.
Já podemos iniciar as nossas atividades específicas dessa parte do encontro.
1ª pergunta: Muito obrigada pela sua presença hoje. Como primeira pergunta, como a gente pode utilizar o magnetismo dos vegetais para a manutenção da nossa saúde?
Na verdade, vocês já utilizam. O certo é vocês aprenderem a utilizar de maneira consciente, de maneira inteligente. [Para isso], primeiro, antes de tudo, antes de mais nada, vocês precisam entender, o certo é dizer, que vocês precisam aceitar no coração de vocês que vegetais são seres vivos, que possuem energia própria e que estão toda hora trocando com o ambiente com outros vegetais, com outros seres vivos e inclusive com vocês.
Aceitar isso de maneira profunda, meditar sobre isso, entender que isso é uma realidade. Entendendo isso, vocês poderão agir de forma verdadeira, no dia a dia, coisas muito práticas, por exemplo: ao comer uma fruta, vocês sabem agradecer ao reino vegetal? Se não sabem, vai ter pouco valor nutritivo a fruta.
Ver a beleza da fruta, imaginar que ela é um filho dado, é uma dádiva de uma planta do reino vegetal. Dependendo da fruta, de uma árvore ou não, mas um ser vivo gerou aquilo e chegou até você. Agradecer. Aquilo foi gerado num processo trabalhoso. E por que isso altera? Porque isso abre todos os poros, digamos assim, do corpo espiritual para assimilar melhor aquelas energias. Não pensem assim: ah, agora eu fui simpático com a planta, a fruta vai dar mais coisa para mim, não é isso. É: com o sentimento de gratidão eu vou me abrir mais para assimilar aquelas dádivas magnéticas.
A natureza é sempre generosa, mas a sua capacidade de assimilação depende da sua generosidade. Se você ama uma árvore, a árvore não vai pensar: ah, já que você me ama vou dar mais energia para você. Não é isso, não são seres que possuem inteligência como nós, é outro nível da inteligência.
Ela vai sempre doar, mas se você agradece, é você que se torna mais apto para assimilar. Isso é importante ser entendido para que não venham depois desenvolver ideias bestas, falar besteiras a partir de nosso trabalho, não é isso, árvore não vai dizer: ah, você é simpático então vou dar mais energia para você. Não é assim que funcionam as coisas.
Natureza é sempre generosa, mas a sua assimilação depende do seu padrão espiritual, de como você interage. O pôr do Sol tem a mesma beleza para todos; quantos não veem? Então assim é a nossa relação com o reino vegetal.
Então, ter essa gratidão. Passar perto de uma árvore, ver a beleza também de uma flor. As árvores têm flores, vocês acham que flores só é aquela que está no vaso e que é bela, mas a árvore também tem a sua fase de ter flor, a floração das árvores.
Ver folha, sentir cheiro característico, não há mal nenhum. Chega perto da árvore, de uma mangueira como vocês falaram, com carinho, diz: eu vou pegar uma folha sua, quero sentir seu aroma. Quebra a folha e sente, e assim vocês estão se medicando sem saber nem porque, sem saber nem como. Isso não vai fazer mal. Uma folha, pega com carinho, quebra a folha, vai sentindo, vai assimilando, não há problema. Isso não é destruir natureza, isso é interagir com natureza.
Sentir que cheiro diferencia a mangueira da goiabeira, que cheiro diferencia? Observar com carinho como o corpo dessa árvore, o tronco; que diferença tem um tronco de um cajueiro, um tronco de uma goiabeira. Que diferença tem um tronco de um eucalipto? Em que se parece? Isso tudo vai gerar, vai abrir o teu ser para assimilar, porque são reflexões feitas com carinho. É como você querer conhecer alguém, você abre seu psiquismo para a pessoa, você quer conhecer aquele ser. E isso são coisas que todos podem fazer e isso vai melhorar vida de vocês.
2ª pergunta: As plantas possuem propriedades magnéticas diferentes. Então, como saber utilizar cada planta segundo uma necessidade específica?
Ah, nós estudaremos tudo isso passo a passo. Traremos exemplos, tiraremos dúvidas, ensinaremos a todos vocês que quiserem utilizar esse magnetismo maravilhoso do ponto de vista de vocês, que interessa, de encarnados.
Encarnados precisam utilizar esse recurso. Vocês dizem no Brasil: muitos doentes, não tem dinheiro sistema de saúde, me desculpem, vocês que são espíritas e espiritualistas, vocês são burros! Porque Deus é generoso! Não pode dizer que falta recurso para a saúde, falta vocês quererem usar recursos. Vocês sabem quantos por cento de doenças seriam evitados se vocês usassem o recurso dessa natureza maravilhosa? Vocês querem fazer o bem? Cuidem da saúde com os recursos baratos, se não gratuitos da natureza. Vivem adoecendo porque não querem usar isso! Espiritismo tem que mudar essa mentalidade de povo brasileiro, tem que entender que vocês têm muitas terras, muitas plantas, não tem porque ficar doente e se fica doente não tem porque ficar sofrendo tanto.
Doenças graves chegam porque vocês não cuidam da doença quando ela começa. E para cuidar da doença quando ela começa, as plantas resolvem, pelo menos, imediatamente, oitenta por cento dos casos de forma muito fácil. Por que não usam, gente? Terras maravilhosas… O Cristo concedeu a vocês nesse país tudo o que a humanidade precisa para ter saúde. Tudo! Povo brasileiro não poderia ser doente. Muita coisa. Mesmo nas grandes cidades, você sai um pouco, poucos quilômetros: natureza maravilhosa.
Ensinaremos como usar esses recursos de maneira fácil, não precisa de tanta doença, não precisa! Não precisa de tanta dor, tanto sofrimento, tanto cansaço fruto de vocês não quererem ver.
Como, num país tão gigantesco, vocês não conseguem ver natureza? Como? Se fosse a Suíça, ah, tão pequenininho que nem dá para ter árvore. Vocês não conseguem ver natureza e, no entanto, ela está aí, generosa e pacífica, esperando por cada um de vocês. Não deveriam adoecer. Todos vocês têm um pequeno espaço nas casas para ter um pouco de natureza. Plantas medicinais em casa, pequenos jarros. Tá achando que vai adoecer, pega folha, cheira, já ajuda muito para a sua saúde.
Porque vocês precisam entender, como é que André Luiz curou pessoa? Pela inalação, gente, é isso que ele tá dizendo para ver se vocês entendem: vocês podem curar doenças com a respiração, com o nariz, cheirando planta, é isso que ele diz. É possível curar situações difíceis de doença simplesmente cheirando planta, é isso que precisa entender. Mas vocês querem ser muito grosseiros, querem medicação pesada, forte, para destruir o corpo de vocês, porque acha que é o certo e vem um médico, recém desencarnado, ainda com toda a cabeça de médico pequena da Terra, e dá testemunho para vocês: ah, curou doente gravíssimo apenas cheirando planta, não entenderam isso? Está no livro, há cinquenta anos, está no livro! Como vocês querem entender se não entenderem isso.
Então, nós estudaremos para vocês entenderem e praticarem. Se curar cheirando plantas. Falo assim para ficar claro, porque é disso que se trata. Nós tivemos muito trabalho para organizar isso para vocês, e lê, acha engraçado, acha legal e não faz nada. Não é para isso, Espiritismo é um saber sagrado, Espiritismo tem que ser colocado em prática! Essa é a primeira lição de magnetismo. Tem que ser prático, tem que curar, tem que manter saúde, tem que reverter quadro mórbido, porque se não, não há consolo. Preciso cuidar de enfermo e vocês só vão saber cuidar de enfermos aprendendo a cuidar de vocês, porque vocês verão: é, realmente, esta planta cura isso porque me curou. E aí vocês vão ter fé e essa fé irá impregnar magneticamente as plantas, ampliando o poder delas, e vocês vão curar pessoas, porque todos os discípulos do Cristo são convidados a curar pessoas. Assim ensina o Evangelho.
Muita paz, o amigo espiritual de sempre, que está muito empolgado com tudo isso, porque vê que muitos corações irão tirar lições generosas de tudo isso.
Que vocês fiquem com a paz do nosso Mestre.