Episode Transcript
Que o Cristo possa nesse instante, com seu coração amigo e generoso, nos amparar, porque dEle precisamos sempre para poder nos fazer compreender de forma clara, para que nossas palavras se tornem úteis na vida prática de vocês. Para que todos consigam a cada dia, a cada hora se possível, melhorar, elevar o pensamento, ter profundidade de reflexão, ter carinho com os fracos, ter piedade com os criminosos, e se tornar uma luz no mundo. Não interessa, se uma luz grande e imensa, pode ser luz discreta e pequenina, mas precisamos assumir este compromisso. Temos que nos tornar luzes, pequeninas que sejam, luzes que falam, que refletem, que iluminam a verdade cristã.
Podemos iniciar, minha amiga.
Muito obrigada pela sua presença hoje. A nossa primeira pergunta é: como ampliar a consciência de nossos pontos magnéticos?
Primeiro, perguntar se realmente vocês entendem que eles existem. Não adianta falar em palestra, repetir livro de A, de B, isso não presta para quem quer crescer. Tem que se perguntar: de fato eu tenho isso? Eu acredito nisso? Eu estou convencido? Que experiências eu preciso ter? O que eu preciso ler? Como eu posso adquirir essa certeza? Importantíssimo, investir nisso. Tempo, esforço, sofrimentos, buscar. Como as pessoas que dizem que compreendem, que têm certeza que isso existe chegaram ás suas conclusões? Não reencarnaram dizendo: ah, eu sei isso. Claro que não. Como elas aprenderam? O que as ajudou? E o que pode me ajudar? Talvez experiência de uma não, mas da outra será extremamente útil. Então é preciso ter disposição, capacidade de pensar com seriedade nessas questões. Se não, fica: ah, é uma teoria espírita; ah, é uma teoria hinduísta; ah… E para quê que serve? Para nada. Mas, se você quer ser sério em relação a isso, pensa, pesquisa, pergunta. Que médiuns que você conhece que já viram um perispírito? Que médiuns que você conhece que conseguem descrever? Como isso se dá? Por que vezes médium vê só espírito com roupa normal e às vezes ele conseguem ver algum destaque? Em que momento se verifica esse destaque? Ou em quais diversos momentos isso acontece? Será que existem médiuns que conseguem ver melhor? Quem são? O que eles contam? Que relatos eles compartilham? Então, não pensem que adianta dizer: ah, eu acredito, e pronto. Não faz isso, filho. É tão tolo quanto dizer: eu não acredito, e pronto. Entenda, você tem corpo espiritual. Você vai ter que tomar conta dele. Você vai ser responsabilizado por isso, por lei de Deus. Claro. então, vale à pena, mesmo que depois não acredite cem por cento, acredite de uma forma não completa. É claro que não vai ser completa. Não acredito que aqui nesse curso tenha gente tola o suficiente para achar que vai entender tudo, que vai saber como funciona tudo. Nossa luta com vocês é o básico, é o mínimo que vocês precisam para atravessar esse tempo difícil. Nós não temos e não iremos ensinar para vocês muito mais do que isso. Nós não temos interesse nisso, porque só confundiria. Precisamos muito que vocês entendam esse mínimo para no futuro, um dia, explicar mais. Quem sabe até algum de nós encarnado que estudou muito o assunto. Mas, se vocês não conseguem entender mínimo, sequer conseguem se questionar com seriedade, com profundidade, como avançaremos, filhos? Como ensinar operações matemáticas complexas quem não sabe as operações básicas? Muito importante. O que nós estamos ensinando para vocês é como se fosse uma tabuada básica. Mas, se vocês não entendem isso, toda a compreensão estará sempre comprometida.
Não interessa que vocês repitam coisas profundas. E complexas porque ouviram dizer. Isso não vale nada. O que é muito, muito importante é que vocês se disponham a pesquisar, a refletir e, acima de tudo, a experimentar. É tão fácil. Ah, se eu aplico um excesso de energia nesse ponto magnético, o que acontece com pessoa? O que acontece comigo se eu pedir para um amigo botar, projetar o máximo de fluidos possível nesse ponto magnético? Anota, papel, anota: minhas reações foram essas, essas, essas. Ah, e seu eu agora pedir para ele aplicar um excesso de energia nesse ponto magnético? Ah, mas talvez eu passe mal. Qual o problema? Você não quer experimentar? Ou é frouxo, como vocês dizem? O que é que tem? Depois faz passe dispersivo e pronto. Mas tem que sentir.
Uma pequena dor de cabeça, um pequeno enjoo, vai fazendo teste e vai pensando: deve ter uma relação com isso, porque na hora que ele fez isso eu senti tal coisa. Onde será o melhor lugar para aplicar energias calmantes? Faz teste. Aplica em três, quatro, cinco lugares. Então, é muito simples. Duas pessoas poderiam estabelecer um critério de estudo e fazer experiências, se for experiência série, se tiver a evocação dos anjos guardiões, de amigos espirituais, vocês terão resultados interessantíssimos. Mas tem que fazer. Alguém: ah, mas por que muitas pessoas não fizeram? Porque são tolos. Os que se aproximam do magnetismo simplesmente para negar são tolos e alguns, que eu conheço, são falsos profetas.
E vocês adoram isso, porque parece que estudou muito, porque parece que sabe muito, e ninguém pergunta: como foram as tuas experiências pessoais com o magnetismo? Como você magnetiza? O que você consegue? Cadê os teus relatos? O que você viveu em você? O que você viveu diretamente aplicando nos outros? Se não começar por aí quando se fala do magnetismo, vocês serão vítimas de muitos charlatões e mentiroso, e está cheio.
Não tenham dúvida, uma das questões centrais atacadas pelas trevas no movimento espírita chama-se magnetismo. Sabe por que, filhos? Porque o magnetismo, ele dará para vocês experiências sublimes! Quem não quer isso? Trevas. Vai ficar só lendo: fulano saiu do corpo, fulano leu isso, e por que você não pode fazer? Por que não pode se preparar de forma séria e fazer? Quer dizer que isso não faz diferença? Quer dizer que alguém magnetizar seu braço e você não conseguir movê-lo de jeito nenhum não fará diferença na sua compreensão da vida? Claro que fará. Pelo menos, fez na de Kardec. As experiências que ele viveu alteraram sua forma de ver o mundo. Fez, na experiência do querido amigo Bezerra de Menezes.
Fez diferença na vida de todos. Por que vocês querem seguir os tolos? O Cristo sempre propiciou experiência para todos, Allan Kardec também. Vocês querem ser tolos. Ficam numa discussão estúpida de magnetismo. Pode, não pode, existe, não existe, quer, não quer. Estupidez, faz experiência. Por que não faz experiência? Vou pegar um magnetizador e vou acompanhar experiência com cem pessoas, e vou anotar tudo, e vou filmar tudo, e vou gravar tudo, aí eu posso ser considerado um pesquisador sério. Ah, tem aqui um bom grupo, não aconteceu nada com ninguém? Como relataram as coisas? Será que todos mentiram? Será que metade mentiu? Não, observe isso, conheço pessoa… Pesquisa filho. Mas vocês preferem gastar 300, 500 horas falando tolice do que usar 10 em experiência séria. Portanto, estejamos muito atentos, é muito fácil estudar e fazer experiências sérias, mas, se vocês não quiserem, vocês devem arcar com as consequências e a pior é permanecer na tolice. Pior de todas, para mim.
Muito obrigada pela resposta. Então, como ampliar a capacidade do ponto magnético frontal? Como poderia se fazer isso?
Vamos fazer uma experiência com você. Tem que querer. Faz prece e tira 15 a 20 minutos e direciona tua percepção para algo belo da natureza. Uma planta, uma flor, uma rosa, o céu. Se quiser, bota música muito harmônica e concentra tentando perceber cada coisa, perceber música, perceber o que está na vista, perceber ar tocando em você, perceber, perceber, perceber…
Antes de começar anota como você está, depois que terminar anota como você está. Assim você terá duas experiências centrais. Uma: como lidar com ansiedade? Tópico nosso. Duas: após terminar, tente ver como você está percebendo tudo que está ao seu redor. Se você fizer o exercício, sua percepção estará um pouco diferente. Assim se cresce espiritualmente. Tornando a percepção, por meio de exercício continuado, mais sutil, mais elevada, mais sofisticada.
Não sejamos tolos ao ponto de imaginar que Jesus percebia tudo ao seu redor como nós percebemos. Não falo de coisa mágica, falo de uma percepção sutil e profunda. Todos vocês podem aperfeiçoar de maneira enorme a percepção de vocês. Mas é exercício, exige que queira, que se esforce, que se concentre, que dedique-se. Porque quem não faz isso fica com a percepção entorpecida. Aí diz: não, porque eu li tantos livros, mas não percebeu nada, porque é um tolo. Porque está tudo cheio de lodo. Percepção profunda exige muito mais.
Vocês não entendem porque que Kardec viu tudo diferente da grande maioria das pessoas. Ninguém percebe isso? Ora, os espíritos se manifestaram igualmente para milhares de pessoas. Por que Kardec foi tão diferente? Perguntem-se. Ah, porque tinha um espírito orientando ele. Os outros não tinham? Claro que tinham. Não tinham muitos espíritos querendo trabalhar? Claro que tinham. O que fez Kardec? Ele percebeu diferente. Ele percebeu diferente e vocês sabem porquê. Porque ele aprendeu com Jesus de Nazaré a perceber diferente a vida.
Vocês podem aprender com o Cristo a perceber melhor a vida. Não foi isso que Ele fez com apóstolos? Não foi isso que Ele fez com quem o buscou? Não é isso que Ele quer fazer com toda a humanidade? Não é uma revolução sangrenta. O cristianismo é, acima de tudo, uma revolução que envolve uma transformação de toda forma de percepção. E, uma vez mudado, eu garanto: é melhor morrer do que abandonar a luz do mundo.
Que vocês fiquem em paz,
Do amigo espiritual de sempre.